Como escolher a melhor rede social para a sua empresa

30Jun
Como escolher a melhor rede social para a sua empresa

Conheça as características das principais redes e escolha a que melhor se encaixa ao seu tipo de negócio.

As redes sociais foram responsáveis por uma incrível transformação na forma como as pessoas se comunicam e interagem. Elas tornaram as conversas mais que instantâneas e, acima de tudo, globalizadas. Neste contexto, é claro que os empreendedores estão de olho nessas mudanças. Será que pode usar as redes sociais a favor do e-commerce da sua empresa e aumentar as vendas? A resposta é: sim.

Antes de procurar, analise o perfil do seu negócio

Cada rede social possui um público-alvo, uma forma específica com a qual as pessoas se comunicam, uma dinâmica própria. Portanto, é fundamental que antes de começar a avaliar cada uma defina o perfil da sua empresa. Quem pretende atingir? Quais produtos que vende? Se tem funcionários para cuidarem desta área ou se vai fazê-lo você mesmo, o que espera comunicar? Estes fatores são extremamente importantes e podem afunilar suas opções.

Conheça as principais redes e suas particularidades

Facebook

Se o seu maior desejo é angariar milhões de fãs, seguidores e replicadores dos seus conteúdos, então, sem dúvida alguma escolha o Facebook. Pode criar uma fanpage para sua empresa e gerir as suas publicações (e até anúncios) de forma rápida e simples. A interface é amigável e a rede suporta imagens, vídeos e textos. Os seus clientes ainda podem gostar e partilhar com os amigos as novidades e o conteúdo publicado.

Instagram

Focada em conteúdo visual, esta rede é bastante específica. A maioria dos utilizadores utiliza-a para postar fotos de “looks” de moda, viagens, paisagens e produtos. Neste sentido, é uma excelente alternativa para quem trabalha com moda, fotografia e design. Com uma boa imagem (que também pode levar filtros diferenciados) e uma frase curta logo abaixo, é possível atingir diversos seguidores.

Twitter

O Twitter é uma rede extremamente objetiva. Limita as publicações a 140 caracteres, mas em compensação alcança milhares de pessoas rapidamente. Neste caso, o ideal é que tenha esta rede e mais uma (uma loja virtual ou um blog) para poder redirecionar seus seguidores, no caso de querer postar artigos maiores. Se é criativo e gosta de aguçar a curiosidade do seu público, além de postar notícias diversas, o Twitter é a rede social apropriada.

Youtube

Se o seu objetivo é apresentar a empresa, novos produtos e conceitos de forma lúdica e criativa (sem a necessidade de seguir um padrão) o Youtube é uma excelente opção. Talvez seja um pouco mais complexo, já que exige a edição dos vídeos, mas a repercussão e o alcance viral são fabulosos. Dependendo do seu ramo de atividade, pode divulgar palestras, reportagens, entrevistas, tutoriais e até comerciais e testemunhos.

Linkedin

O Linkedin é uma rede estritamente profissional. Hoje, conta com cerca de 240 milhões de utilizadores e funciona como uma montra de currículos e portefólios. O objetivo principal é estreitar o relacionamento profissional e promover o networking. Além disso, ofertas de emprego, trabalhos para freelancers são situações constantes. Muitas oportunidades surgem por meio desta rede. Se o seu negócio é B2B (business to business), vale a pena apostar nesta rede!

Agora que já conhece as principais redes sociais e suas particularidades (embora ainda existam muitas outras), basta aliar a sua estratégia de negócio àquela que melhor se enquadra às suas necessidades. Se for possível, eleja uma equipa competente só para cuidar desta área. Caso seja inviável, a dica é escolher uma ou no máximo duas redes. Se não contar com apoio e investir em diversas médias, corre o risco de não conseguir interagir com os demais utilizadores e não responder às suas dúvidas e solicitações, o que pode gerar o efeito contrário do desejado.

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